sábado, 19 de dezembro de 2009

A Cura


Por Hans Paul Mösl Junior


Temos aqui, a meu ver, um romance de fácil leitura com uma estrutura bem interessante.
O enredo de A Cura de Schopenhauer é a história do psiquiatra Julius Hertzfeld que descobre ter pouco tempo de vida devido a um câncer. O personagem passa a refletir sobre o que realmente importa e o que ele ainda pode fazer antes de morrer.
Enquanto lida com seu drama pessoal, o protagonista começa a lembrar de seus antigos casos e procura um homem em especial que ele no passado não conseguiu “curar”.
Em um último esforço o psiquiatra decide continuar com a terapia em grupo que ele coordenava com o intuito de tentar ajudar uma última leva de pacientes.
Em conjunto com a narrativa do romance, o autor vai adicionando, ao longo do livro, explicações muito interessantes sobre a obra de Arthur Schopenhauer, bem como mostrando sua importância no campo da psicanálise.
Apresentam-se ainda fatos interessantes sobre a vida de Schopenhauer, desde seu nascimento até o momento em que finalmente atinge seu objetivo: o reconhecimento.
Assim, Irvin D. Yalom concede a nós, leitores, um romance, uma biografia e uma análise da obra do grande filósofo alemão.

Triplamente recomendado.


Livro: A Cura de Schopenhauer
Autor: Irvin D. Yalom
Editora: Ediouro
Gênero: Romance
Ano: 2005